--- História do Videogame ---

Falar sobre videogame é falar sobre uma revolução que por pouco não passou desapercebida ou quase parou no meio.
Para começar vamos fazer uma revisão cronológica:

  • 1969 - Nalan Bushel (considerado o pai dos Videogames, economista, matemático e engenheiro) usava um computador de 8 milhões de dólares na sua Universidade.
  • 1972 - Com o avanço tecnológico da eletrônica e informática Bushell lança um videogame de 3 mil dólares, Space War, muito complicado e caro. Em seguida pega 500 dólares emprestados com a irmã para fazer Pong a primeira máquina em um bar em Sunyvale, Califórnia. Funda a ATARI, que fundiu-se a Warner em 1976.
  • 1977 - Ralph Baer vende à Magnavox (filial americana da Philips) a idéia de console ligado à TV.
  • 1978 - Bushell recebe da Warner 28 milhões de dólares para ficar fora dos videogames por cinco anos.
Tudo começou com um simples jogo chamado "paredão", o objetivo do jogo era rebater uma bola numa parede para ir acumulando pontos, mas esses dinossaouros primitivos não chamaram a atenção do grande público consumidor, isso só veio a mudar com o videogame , e logo depois com o ATARI (significa algo como o pato está assado), aí sim o videogame chegou onde queria, num público jovem e altamente consumidor de jogos.

No início os videogames geraram desconfiança, muitos pais alegaram que jogar videogame estragava a TV (o que não é verdade) e que os filhos jogavam demais, isso sim verdade, mas o tempo que era dispensado para se jogar era bem menos do que o para se ver TV, ou seja a culpa não era do videogame e sim da TV, mas quem teria coragem de acusar aquele aparelho que trazia filmes e seriados? Ninguém, mas o videogame resistiu a isso, mas quase não resistiu a falta de desenvolvimento dos videogames, que durante dez anos estagnaram no ATARI 2600.

Mas uma reviravolta veio do oriente distante, para ser preciso do Japão, de uma antiga fábrica de baralhos, uma empresa que logo se tornou sinônimo de videogame, como fora com o ATARI, a Nintendo. Seu videogame era o Nintendo Entertainment System, com o mesmo processador central do ATARI ele contava com novos chips para efeitos, mais memória nos jogos e gráficos e som melhores.

Quase ninguém resistiu, foi uma revolução comercial e cultiral no mundo, para se ter uma idéia hoje a Nintendo é uma das 10 maiores empresas japonesas, junto com Honda, Sony, e outras gigantes, entre elas sua maior rival por muitos anos a Sega, fabricante do Master System, a concorrência que praticamente nao existia na época do ATARI catapultou mais ainda a tecnologia dos videogames, com o lançamento de videogames de 16bits primeiramente pela NEC (TurbograFX-16) seguida de Sega (Mega Drive), Nintendo (Super NES) e Neo Geo (Neo Geo). Com a disputa entre os fabricantes os preços cairam e o videogame virou febre de consumo.

Os jogos começaram a ser fabricados aos milhões, e logo os fabricantes decidiram partir para consoles de 32 bts Sega (Saturn), Sony (Playstation), exeto a Nintendo, que decidiu partir direto par os 64 bits (Nintendo 64) um console desenvolvido pelo maior fabricante de workstations gráficas dos Estados Unidos, a Silicon Graphics, um videogame tão poderoso que ultrapassou pela primeira vez a velociade dos computadores pessoais, isso se deve ao fato de que em videogame não há um padrão enquanto nos PCs vigora o monopólio Windows - Intel.

Hoje em dia o número de consoles é enorme com grandes empresas com tradição em eletrônica como Sony (Playstation), Goldstar, Samsung (3DO), Philips (CD-I) entrando no mercado para dsiputar espaço, e até mesmo chegar a dominar-lo, como a Sony, que tem o videogame mais vendido atualmente no Japão, seguido pela Sega e Nintendo.

O futuro está inimamente ligado aos videogames uma vez que estes estão trazendo para dentro de casa novas tecnologias muito rapidamente, e essa tecnologia pode logo ser aplicada ao dia a dia.